(Serviços realizados nas instalações do CLIENTE – CAMPO)
A AABM BRASIL Serviços de Calibração e Manutenção é Pioneira e Especializada nos serviços de calibração em campo de medidores de vazão (massa e volume).
HISTÓRICO:
A visita foi solicitada devida à necessidade de se fazer uma calibração do medidor de vazão coriolis, nas condições de vazão, temperatura e pressão mais próximas das que ocorrem durante as transferências normais.
1. PRINCIPIOS DE FUNCIONAMENTO:
• MEDIORES MÀSSICOS CORIOLIS:
Coriolis é uma força de efeito inercial. Em 1835, Gustave Gaspard de Coriolis demonstrou este efeito, utilizando-se da lei de Newton sobre corpos que estavam em movimento e sofriam efeito da rotação da Terra.
O que faz uma empresa de calibração de instrumentos de medição?
Conheça os benefícios de uma empresa experiente
Saiba mais a fundo como funciona a Calibração de Vazão
Dos princípios da medição de vazão
Conheça as principais finalidades da Calibração
Redefinição do Sistema Internacional de Unidades –SI
Saiba mais sobre a Redefinicição do SI
• INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA MEDIÇÃO DE DENSIDADE:
Portanto os medidores por efeito coriolis, medem diretamente a vazão mássica, a densidade e a temperatura por princípios diferentes, isto equivale a dizer que as medições de vazão e densidade são independentes, e que existe possibilidade do equipamento estar medindo a vazão mássica correta e a densidade errada ou vice-versa. Já para a medição de vazão volumétrica o medidor calcula a partir das medições de massa e densidade.
Lembramos também que a medição de densidade se dá na temperatura do processo.
2. CONSTRUÇÂO DO MEDIDOR MÁSSICO:
Na maioria dos casos os medidores mássicos são compostos por dois tubos curvos paralelos, duas bobinas captoras de sinal, uma bobina impulsora, e um PT100.
3. TESTES REALIZADOS:
Foram realizados testes considerando-se as condições operacionais existentes durante as bateladas.
Este procedimento é chamado de FIELD PROVING, e é utilizado toda vez que necessitamos verificar se um equipamento previamente calibrado está sofrendo influencias da montagem mecânica que hora foi utilizada bem como influencias inerentes ao processo (pressão, vazão, temperatura).
O método utilizado para se realizar este procedimento foi à comparação com um MASTER METER, que foi instalado na saída do medidor a ser testado.
Também foi realizada a comparação com a medição volumétrica corrigida através das trenas dos tanques.
As bateladas foram realizadas com a totalização de 100 TON, e considerando-se aceitas as diferenças inferiores a 0,2%.
Os resultados obtidos foram considerados excelentes, pois a na média os erros foram inferiores a 0,1%.
3.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TESTE:
Ambos os medidores têm incertezas de medição na ordem de 0,1%, o que por si só nos dá uma ordem de incerteza nos teste de 0,2%, isto para testes realizados em laboratório (condições de vazão densidade, temperatura e pressão controladas). Pela nossa experiência em campo, os resultados podem atingir a ordem de 0,4% (incerteza expandida), isto devido às condições acima descritas, que sofrem sensíveis alterações durante a transferência.
Seria útil durante os novos testes que seja instalada uma válvula de bloqueio à jusante do medidor padrão, afim de mantê-lo cheio no final das bateladas.
3.2 TESTE 1:
3.2.1: VAZÁO.
3.2.2: DENSIDADE E TEMPERATURA.
DENSIDADE MEDIA TESTE 1 = 947,4 Kg/m3
TEMPERATURA MEDIA TESTE 1= 53,0 C
DENSIDADE A 20C = 967,9 MEDIA
3.3: TESTE 2:
3.3.1: VAZÁO.
3.3.2: DENSIDADE E TEMPERATURA.
DENSIDADE MEDIA TESTE 2 = 946,0 Kg/m3
TEMPERATURA MEDIA TESTE 2= 54,9 C
DENSIDADE A 20C = 967,7 MEDIA
3.4: TESTE 3:
3.4.1: VAZÁO
3.3.2: DENSIDADE E TEMPERATURA.
DENSIDADE MEDIA TESTE 3 = 946,61 Kg/m3
TEMPERATURA MEDIA TESTE 3= 55,3 C
DENSIDADE A 20C = 968,5 MEDIA
3.5: RESULTADOS DOS TESTES:
CONCLUSÃO:
Para as condições que foram realizadas os testes, consideramos excelente os resultados obtidos.
Lembramos também que apesar da incerteza do medidor ser de 0,1%, sua repetitividade é de 0,05%, ou seja, se ocorrer um desvio devido a um problema de calibração do instrumento, ele tende a ficar sempre constante.
À disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais,
Atenciosamente,
Maike Delmondes
Dep. Comercial / Técnico
Sobre a AABM BRASIL
A AABM BRASIL Serviços de Calibração e Manutenção possui 10 anos de tradição na calibração de equipamentos de medição de vazão, equipamentos volumétricos, fluxômetro, instrumentos industriais, medidores de vazão de gás, medidores de vazão líquidos e medidores de vazão, para a maioria das grandes empresas brasileiras. Mas acima de tudo é especializada na calibração em campo, ou seja, a AABM BRASIL é uma autoridade na calibração de equipamentos industriais em campo e medição de vazão em campo, realizando a calibração de vazão nas instalações do cliente.
Além da calibração de medidores de vazão em campo, a AABM BRASIL possui um avançado laboratório com os melhores equipamentos de calibração de vazão do mercado para, com alta precisão, calibrar os medidores de vazão das empresas clientes. No laboratório de calibração, a AABM Brasil também realiza manutenção de instrumentos e medidores de vazão e a locação de instrumentos de medição de vazão. De modo que nossos clientes possam alugar instrumentos de medição de vazão ultrassônicos, vazão de gás ou vazão de líquidos, entre outras necessidades.